As dietas da moda funcionam? Por Dr. Bruno Dias

Olá, pessoal! O primeiro texto que publico aqui no blog vai falar sobre um assunto que volta e meia surge nas redes sociais, revistas femininas e no meu consultório: as dietas da moda realmente funcionam?

Bom, antes de mais nada, o que seria funcionar pra você? Se funcionar significa perder peso de maneira rápida, muitas delas realmente funcionam. Mas perder peso não significa, necessariamente, promover saúde. Essas dietas geralmente são muito restritivas em calorias e variedade de nutrientes. Ou seja, fornecem MUITO menos energia do que o corpo precisa diariamente, o que a curto prazo leva a uma perda de peso muito rápida, porém essa perda inicial não continua por muito tempo, basicamente porque o peso inicial perdido é massa muscular e água, o que acaba diminuindo bastante o gasto energético do corpo. A alternativa para continuar perdendo peso é diminuir ainda mais a quantidade de calorias da dieta (algo difícil para uma dieta que já era muito hipocalórica). Resultado: você não consegue ficar tanto tempo comendo pouco e passando fome, e quando voltar a comer normalmente, vai recuperar o peso de forma igualmente rápida (já que seu metabolismo vai estar mais lento do que o normal) e muito provavelmente ainda estocará umas gordurinhas extras (o famoso efeito sanfona).

efeito-sanfona-2

Quando essas dietas não mexem tão agressivamente no valor calórico, mexem nos nutrientes, privando as pessoas de comerem carboidratos e/ou gorduras, sendo baseadas principalmente em proteína. De novo: num primeiro momento o corpo irá se adaptar e usar a gordura estocada como fonte de energia, porém isso cobra seu preço, a pessoa fica irritada, frequentemente com dores de cabeça, corre risco de desidratar mais facilmente e seu desempenho nos exercícios físicos cai bastante. Fora que não são dietas fáceis de seguir, fazendo a pessoa voltar a comer tudo normalmente depois de chegar no “objetivo estético”. Resultado: o mesmo do exemplo anterior.

Existe uma coisa chamada individualidade bioquímica/metabólica determinada pela nossa genética. Quase sempre a dieta que funciona para uma pessoa NÃO irá funcionar pra você. Por isso, não é nada inteligente sair por aí seguindo dietas que os artistas fizeram, que a revista “X” atestou que elimina 5kg de gordura da barriga em 1 semana… o fracasso é CERTO

Não há segredos, nem atalhos para um corpo saudável e, consequentemente, bonito. Uma alimentação equilibrada e condizente com seus objetivos é fundamental para alcance dos resultados almejados. O termo dieta acaba sempre trazendo uma conotação de restrição, sacrifício, proibição… ESQUEÇAM ISSO! Dieta significa todo o seu hábito alimentar, o que nós comemos é a nossa dieta. Nossa dieta deve, portanto, ser a mais variada possível, visando a saúde, o equilíbrio nutricional e emocional, e respeitando nossos gostos e vontades.

Então, quer emagrecer com saúde? Procure um nutricionista, adote HÁBITOS alimentares saudáveis e tenha em mente que não serão 15, 30 ou 60 dias que irão queimar a gordura acumulada nos vários anos de má alimentação, mas saiba que você dará adeus a elas de forma definitiva!

Balança

unnamed

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s