Cronograma Capilar: o que é isso??

Oi, meninas! Hoje trouxe pra vocês um conceito básico do que é cronograma capilar.

Durante a minha vida inteira, sempre ouvi dizer que o cabelo precisava de hidratação e  cauterizações – que diga-se de passagem os salões cobram um absurdo – mas nunca entendi bem a diferença entre elas. Pra mim era tudo a mesma porcaria, sabe? O cabelo precisava de hidratação e pronto.

Já aconteceu com vocês de comprarem uma máscara super cara e não dar certo nem dar o efeito prometido? É porque tá faltando alguma coisa ai no seu cabelo. rs

cabelo

Acontece que o cabelo necessita de coisas diferentes de hidratações… eu não era muito ligada nisso, pois eu realmente não cuidava do meu cabelo, mas aí ele começou a cair e a ficar ralo, feio, com aspecto poroso. Tinha que dar um jeito e não tinha tempo (leia-se dinheiro) pra ir no salão duas ou três vezes na semana e tive que me aprender a me virar em casa, com produtos mais em conta.

Entrei em uns grupos no facebook que me ajudaram bastante. Não sou nenhuma expert como eles, não entendo tudo, mas entendo o básico.

O cronograma consiste basicamente em uma rotina de cuidados com os fios que se divide em três etapas/fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Hoje vou falar o básico deles, e dividirei em posts para falar de cada etapa detalhadamente, acho que assim fica mais didático.

Uma coisa que é muito importante, é conhecer os produtos e máscaras para cada etapa, para não fazer seu cronograma errado.

A hidratação nada mais é que a reposição de água. É muito importante e, como o nome diz, é preciso utilizar produtos com ação hidratante, como semi di lino, vitamina B5/pantenol, aloe vera, quiabo.

A Nutrição é reposição dos lipídios nos fios, e para realiza-la você pode usar produtos como manteiga de karité, óleo de coco, manteiga de cacau, óleo de argan, azeite de oliva, óleo de amêndoas.

A reconstrução é a reposição das proteínas no fio e geralmente os mais conhecidos são os produtos  a base de queratina, mas existem muitos outros reconstrutores como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina etc.

Agora a pergunta primordial: como começo a fazer o CC?

É preciso muita paciência e dedicação, coisas que não tenho, pra ser bem sincera. Então, apesar de vir fazer esse post pra vocês, eu não vou ser hipócrita e dizer que sigo o CC religiosamente.

Você precisará lavar os cabelos três vezes por semana, sendo que em todas as lavagens você adotará uma etapa diferente.

Primeiro vem a hidratação, depois nutrição e em seguida reconstrução. Aí na semana seguinte, é só recomeçar esse ciclo.

Com o tempo, você vai vendo o que seu cabelo precisa mais e pode ir adaptando e trocando as etapas.

Consegui ser clara, meninas? Qualquer duvida é só falar! Não sou muito entendida, mas se vocês tiverem dúvidas pesquiso pra vocês.

Beijos,

foto 4

Um comentário sobre “Cronograma Capilar: o que é isso??

Deixe um comentário

