Diário da Cirurgia bariátrica – parte 1

Oi, madames! Hoje vim compartilhar com vocês minha história de vida; esse é um momento muito dificil pra mim, me expor dessa forma na internet, realmente não é fácil… mas gosto tanto de ler os relatos dos outros e acredito que haverá quem goste do meu também, afinal trocar experiências nunca é demais.

Desde os 9 anos, luto contra a obesidade. De lá pra cá, já fiz vigilantes do peso, tentei dietas absurdas, reeducação alimentar, remédios para emagrecer. E algumas vezes consegui, sim, alcançar o peso ideal. Mas aí eu voltava a engordar tudo de novo ou mais… o famoso efeito sanfona. Até que nos 2 últimos anos, comecei a engordar de novo e não consegui emagrecer com nenhum método.

O engraçado, é que quando a gente olha uma pessoa gordinha na rua, logo pensamos que é desleixo ou que ela está daquele jeito por vontade própria. Mas a obesidade é uma doença multifatorial e que não tem cura, requer vigilância para o resto da vida. E fala-se tanto em modificar hábitos, manter uma dieta balanceada, realizar atividade física… mas essa mudança é MUITO dificil. Sempre tive acompanhamento com endocrinologista, até porque além da constante luta contra a balança, tenho hipotireoidismo. Tenho também, compulsão alimentar e transtorno de ansiedade, ou seja, nada presta! rsrs

Quando ia no endócrino e via meu peso, ficava chocada, triste, deprimida. Aí tentava fazer uma dieta, não conseguia seguir em frente por causa da ansiedade e compulsão, comia mais, ficava mais triste, comia e ficava mais triste ainda. É um ciclo, e eu só consegui enxergar a gravidade da situação quando já estava muito acima do peso.

Eu era contra a cirurgia bariátrica, já que ela acarreta uma série de mudanças pra toda a vida, como deficiências nutricionais sérias. Nem passava pela minha cabeça fazer, até que um dia minha mãe, com muito jeitinho para não me machucar e após ver de perto a recuperação e o pós-operatório de uma amiga minha (beijo, kau!), plantou a sementinha na minha cabeça. Marcamos o cirurgião, mas eu fui com a certeza de que colocaria o balão intragástrico, que é um método menos invasivo. Chegando lá, ele conversou comigo e me fez enxergar que apenas a cirurgia bariátrica me ajudaria no tratamento da obesidade. Aí começou a bateria de exames… uma corrida louca contra o tempo pra realizar tudo o quanto antes, passei pela equipe multidisciplinar toda (psicologo, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, endócrinologista).

Realizei tudo no prazo de um mês, e os exames acusaram Hipertensão Arterial Sistêmica e Apnéia do Sono grave. Demos entrada no plano e, após 4 meses, a cirurgia foi autorizada e marcada para o dia 16/10.

Estava muito confiante e realmente, tudo deu certo. Estou ótima!!! Meu pós-operatório imediato foi super tranquilo, sem dores nem enjoos. Apenas a dieta líquida que foi um pouco dificil. Mas agora, na dieta pastosa, estou MUITO feliz e com planos de adotar uma vida saudável daqui pra frente!!!!!!!

Por hoje é só!  Digam nos comentários se gostaram da idéia do diário da bariátrica, ok?

Beijos, queridas!

Isis Maria

9 comentários sobre “Diário da Cirurgia bariátrica – parte 1

    • FILHA, MOSTRASTE MAIS UMA VEZ, COMO SEU CORAÇÃO É GRANDIOSO. MOSTRANDO PARA AS PESSOAS QUE ESTA CIRURURGIA É UMA CIRURGIA VIÁVEL E A OPÇÃO MAIS DIRETA PARA ATINGIR UMA SÉRIES DE DOENÇAS. FAÇO MIHA SUAS PALAVRAS, PROCUREM UM CIRURGIÃO E FAÇA SEM MEDO DE ERRAR SE ELE APROVAR ESTA TECNOLOGIA QUE SÓ VEIO PARA ALIVIAR A DOR DE MUITAS FAM´LIAS. BJSS E SUCESSO. NÓS AMAMOS NOSSSA PRINCESA E AGORA COM ESTA FELICIDADE REALIZADA NOS OLHOS DELA, FICOU MAIS AUTENTICA!! PARABÉNS FILHA PELOS SUCESSOS!!!!!

  1. adorei a ideia…faz videos e posts contando da sua dieta e da volta a academia…sou gordinha e gosto d ler sobre essas coisas. Faz fotos de antes e depois a cada mes, gostaria de acompanhar tdo seu processo de volta por cima. parabens pela coragem.

  2. Gostei muito da sua atitude de dividir com outros a sua história. Com certeza não deve ter sido fácil se abrir e expor a sua luta e até mesmo seus sentimentos e conflitos, isso é muito delicado. Mas, não tenha dúvidas de que esse gesto nobre será de grande ajuda para muitas pessoas que se veem sozinhas e desanimadas, numa situação parecida ou até mesmo em outras diferentes. O seu relato poderá fazer grande diferença em suas vidas. É um exemplo de luta, superação e de amor próprio, visto que não se entregou ao desânimo e, de forma positiva e saudável, buscou a sua satisfação pessoal ao cuidar da sua saúde física, o que consequentemente pode interferir na mental e emocional. Parabéns!!! Felicidades!!!
    Continue escrevendo o seu diário, será bom para você e ótimo para todos nós.
    Bjs.

  3. OI amadinha, adorei o seu relato !!!!! Eu dei entrada no meu plano de saude em setembro desse ano e fui informada de que teria que esperar 2 anos ( que é o tempo da carencia)… se vc puder me dizer como vc foi aprovada antes desse periodo, eu agradeço !!!!!
    Um abraço,
    Alessandra

    • Oi, flor.. tudo bem? Carência? como assim 2 anos? Eu não tive que esperar carência, apenas a aprovação da perícia, . Qual seu plano? Procure ver direitinho pois tem como vc acelerar isso, entre na justiça.. O meu plano é planserv, e eu fui informada que é um dos que mais demoram, eles levam no máximo 90 dias pra aprovar. Veja direitinho isso..

  4. parabéns Ninha! Toda mudança é lenta e gradual, o importante é ter paciência e ir atrás (de verdade) dos seus sonhos e objetivos!!!! Por em prática o q tem em mente e ter disciplina. Já é linda, está mais ainda e ficará ainda mais!!! Pq qd a gente se realiza..a felicidade transborda de todas as formas! Vc é merecedora e exemplo! bjao

Deixe um comentário

